O dia 31 de maio foi escolhido para ser o Dia Mundial de Combate ao Fumo e o dia 29 de agosto, o dia nacional; para, nessas datas, toda a sociedade reflita sobre os malefícios da nicotina e exerça medidas de prevenção. O que, infelizmente, não ocorre na prática diária.
Não é a toa que o fumo é um problema mundial. Conforme nos conta a história, a nicotina (substância estimulante) foi descoberta na América em 1492, pelos europeus, que em contato com o tabaco, originário desse continente, era utilizado pelos índios que ali habitavam. Suas folhas eram queimadas em longos cachimbos, sendo então fumadas para afastar os maus espíritos e invocar os deuses.
Na metade do século XVI, o hábito de fumar cigarro já tomava conta da maior parte do mundo. As pesquisas e a literatura afirmam que o "cigarro é o maior causador de problemas de saúde, principalmente nos pulmões e no coração". E neste século, escutamos que o "tabagismo é um problema de saúde pública". Se é um problema social, toda a sociedade deve estar engajada no combate a essa droga "lícita".
Muitas leis já foram feitas sobre a questão do tabagismo. A cada dia, mais pessoas se conscientizam dos malefícios do cigarro, pois o espaço dos fumantes foi reduzido e agora são considerados "excluídos, para não trazer malefícios aos não-fumantes.
Abaixo, vocês verão três questões fundamentais do convívio social.
• O fumante é uma pessoa que não sabe saborear um bom alimento, pois perde o paladar, não sentindo sabor pela língua, principalmente quando faz uso do cigarro como uma sobremesa após as refeições.
• O fumante pode tomar banho com os melhores sais de banho do mundo e colocar os melhores perfumes franceses, que não adianta, porque está sempre cheirando mal.
• O fumante perde muita coisa, muito assunto bom e outras coisas interessantes, pois têm que sair de um ambiente, para fumar lá fora...
Todos os fumantes precisam saber que fumar "já saiu de moda" e faz tempo que o hábito de fumar não é mais "sinônimo de glamour” (pois essa era a desculpa de antigamente).
Os fumantes não consideram o cigarro uma droga, mas o cigarro contém acetona, (que é um removedor de esmalte); contém formol, (usado para conservar cadáver); contém naftalina, (eficiente para matar baratas); fósforo p4/p6, (eficiente para matar rato); amônia, (que usamos pra desinfetar privadas); nicotina, (que produz a dependência)... entre outros produtos "inocentes".
A cada ano, o fumo mata 200 mil brasileiros. "A vida que a gente quer, depende do que a gente faz!"
3 comentários:
Gentee, eu ñ sabia que o cigarro contem tantos maleficios como a acetona e o formol. Nossa, eu não quero nem pensar em colocar um cigarro na minha boca. Adorei esta materia,abordaram um assunto muito importante da nossa sociedade, Parabéns!
by: Anônimus
Muito massa essa materia, parabens mesmoooo!
Muitas pessoas fumam, pois pensam que cigarro esta na moda. Antigamente ninguem tinha informações sobre os seus maleficios, mas agora toda a sociedade esta informada, e é uma pena que as pessoas não se conscientizam... Parabéns pela matéria!!
Postar um comentário