20 de agosto de 2011

Dia D apresenta: DIA DO FOLCLORE


No Brasil, o dia do Folclore é comemorado em 22 de Agosto. O Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. Ele pode ser percebido na alimentação, na linguagem, no artesanato, na religiosidade e em vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, "é o  sentir e o agir de um povo, preservados pelas tradições populares, ou pelas imitações".       

O folclore não é apenas folguedos e festas. “É a história construída pelos anseios, aspirações e esperanças de um povo, é uma linguagem na qual se manifesta a unidade que mobiliza multidões, que busca a sua verdade na identificação da cidadania, preservando seus valores e mantendo vivas suas raízes através das gerações". 

Para que serve?         

O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.     

O folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.


Raíza Lima
João Paulo Cabral
Fonte não informada.

0 comentários:

Postar um comentário

Vai Seguir?

Contador de Visitas

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More