Onde você estará daqui a 5 anos? E daqui a 10 anos? Se essas perguntas já são difíceis de responder, imagine tentar prever como será o Brasil no futuro. Onde estarão as oportunidades de emprego? Diversas variáveis devem ser levadas em conta ao se escolher a carreira profissional.
Algumas pessoas já sabem desde muito cedo o que querem fazer da vida e que carreira e profissão seguir; contudo, esta não é a realidade para a maioria dos estudantes, muitos chegam ao ponto de não ter idéia sobre qual carreira prestar já na época de inscrições para o vestibular. O fato é que mesmo os que já têm definido o que anseiam profissionalmente muitas vezes mudam de opinião, largam a faculdade e até o trabalho após de formado e enveredam-se em outro vestibular para tentar outra carreira, não raramente, totalmente diferente da carreira anterior. São arquitetos que pretendem serem músicos, advogados que querem ser médicos, enfermeiras que pretendem trabalhar na área de informática e até cirurgiões que largam o bisturi para se tornarem administradores. Mas então o que fazer para se escolher a profissão correta? Não há fórmula mágica, mas alguns pontos devem ser levados em conta na hora em que você estiver buscando a profissão ideal.
Carreira e Vocações
É importante saber quais são suas vocações. É fato que com trabalho árduo e muita dedicação todos podem ser bem sucedidos, mas todos possuem vocações distintas que podem lhe ajudar na escolha da carreira. Procure saber quais são suas vocações.
Sonho x Realidade
A primeira pergunta que você se deve fazer antes de qualquer escolha é: “O que você espera de sua futura profissão?” Ser bem sucedido? Fazer o que gosta mesmo que ganhe pouco com isso? Viajar o mundo? Ganhar bem? Quem não sabe pra onde quer ir não chega a luar nenhum. Escreva o que lhe motiva e veja quais carreiras mais se relacionam com suas características.
Muito se fala sobre as profissões em alta. Profissões da área de informática e telecomunicações, por exemplo, são anunciadas como as profissões do futuro. Contudo, uma profissão estar em ascensão no momento não significa que ela vai estar em alta quando você entrar no mercado de trabalho. Até você se formar e realmente entrar no mercado de trabalho muitas coisas podem mudar. Com a grande procura dos estudantes por carreiras ligadas a informática o mercado tende a futuramente a não estar tão aberto a novos profissionais como atualmente.
Vendo além
Ao escolher uma profissão o estudante deve ver além do horizonte. Enquanto a maioria dos estudantes pesquisa apenas o mercado atual e a possibilidade futura de mercado para a carreira que pretende seguir, há diversos outros fatores que devem ser analisados antes de tomar a decisão e que na grande maioria das vezes são esquecidos.
Procure saber o que é necessário para exercer a profissão que você pretende seguir em outros países.
1 – O Mercado para a carreira que você pretende seguir está saturado no Brasil, mas pode estar em alta em outros países. Enquanto há muitas enfermaras se formando no Brasil, países como os EUA e Canadá estão com um mercado crente de profissionais desta área. Se você estiver disposto a se especializar na língua e a se dedicar um pouco mais pode conseguir um bom emprego em outro país.
Tenha sempre em mente que a chave do sucesso para qualquer carreira é ser feliz fazendo aquilo que se gosta, contudo, a trabalho não é lazer e mais do que fazer o que se gosta é preciso ser bem pago pra isso para que através do seu trabalho você possa futuramente suprir suas necessidades básicas e possivelmente de sua família.
Texto retirado do site www.mundovestibular.com.br
por Karine Paul.
0 comentários:
Postar um comentário