24 de abril de 2011

Álcool: até onde isso afeta a sociedade?



O álcool é a droga mais antiga de que se tem conhecimento. Com a Revolução Neolítica, por volta de 8000 a.C., os primeiros humanos começaram a desenvolver técnicas agrícolas, entre elas as de mutações produzidas por meio de bactérias nos cereais utilizados na produção de uma forma primitiva de cerveja, uma das bebidas alcoólicas mais comum de que se tem notícia.

Milhares de anos depois, faz-se pertinente a discussão em nosso meio do consumo de alcoól, já que, atualmente, é crescente o número de jovens que fazem o uso de bebida alcoólica. Um consumo que não se limita à cerveja, mas vai além, icluindo coqueteis, vinhos e a famosa Ice que, embora traga a informação clara de que só pode ser vendida a maiores de 18 anos, é facilmente comprada por adolescentes em grande parte da rede de supermercados e lojas de conveniências.

O maior problema dessa bebida é que, embora não aparente, uma vez que ao contrário da cerveja sua fórmula possua ingredientes que inibem o efeito ou o sabor do álcool, ela possui 5,5% de álcool, contra 4,7% da Skol ou 4,8% da Antartida. Desencadeando, assim, seu consumo desenfreado.

Segundo a OMS, o álcool é a principal causa de morte entre os jovens entre 15 e 24 anos no Brasil; e o consumo exagerado do mesmo causa sérios danos ao organismo. Uma cerveja cuja composição contenha 10% de álcool pode levar uma pessoa a entrar em coma alcoólico com apenas 12 latinhas. No caso da Ice, 25 garrafinhas do líquido se equipara às mesmas condições do exemplo anterior, que para alguns é uma quantidade exagerada. A pessoa que está bebendo, contudo, não percebe a real quantidade do que consumiu, podendo até julgar como uma quantidade normal. E é aí que mora o perigo.

Não é raro ocorrer o coma alcoólico entre adolescentes. Eles "(...) chegam em todo final de semana, sempre pela madrugada, muitas vezes chegam acidentados ou machucados por alguma briga em que estavam envolvidos”, relata uma enfermeira de um hospital da Grande Vitória.

Pensando nisso, cabe a nós fazer a nossa própria escolha, auxiliar nas escolhas dos atuais e dos futuros adolescentes, além de orientar e ajudar quem não fez uma boa escolha de sua vida.

 
 Victor Kelis
 Fonte não informada.
 
 
 
O que a propaganda não mostra:
 


17 comentários:

Não bebo, mas não tenha nada contra.
Quem bebe tem que saber ter controle.
Interessante seu post.
Seguindo, segue?

http://villacosmetica.blogspot.com

Tudo deve ser feito e vivido sem excessos.. O caminho do meio, como já se aplica no budismo!

;D

O importante é a consciência quando for beber, coisa que a maioria dos menores de idade (e alguns maiores) ainda não tem.

Estou seguindo seu blog.

Não bebo e tenho muito contra a bebida alcóolica, ela faz muuito mal a saúde, destroi a pessoa, a família e a sociedade.
Beber até entrar em como não é sinõnimo de diversão, pra mim é sinônimo de burrice mesmo.

O alcool é o responsável não apenas por muitos acidentes, como também por muitas desgraças... To se seguindo...

Bebida afeta em tudo
no organismo.
na vida em familia
no trabalho
enfim, o alcool só destroi a pessoa

Infelizmente as pessoas sofrem da falta de inteligência e bom senso!
O problema maior é de quem consome o álcool!
Assim como as drogas, cigarros e outras coisas mais.

Beber é bom e não faz mal, mas tem que consumir com moderaçao.

Beber é bom ² mais Tem qe saber a hora de parar,
to seguindo aqui Man
segue tb ?

http://aneurysmnanet.blogspot.com/

muito legal o blog seguindo

segue o meu

http://picapaured.blogspot.com/

Interessante seu blog gostei muito

estou seguindo

comenta e segue o meu :

http://wwwgamesedownloads.blogspot.com

Obrigado

Não bebo, e não sou a favor da bebida alcolica em excesso pois além de fazer mal para a saúde da pessoa que está ingerindo, faz mal para outras ao seu redor pois podem acontecer acidentes e afins. Legal o tema abordado!

Retribui?
http://cantinhodrikasanttos.blogspot.com/

blog bacana!
seguindo!

http://porcofilosofo.blogspot.com/

Legal man!
excelente conselho...continue escrevendo!
abx

Só para lembrar: o blog não é de Victor, ele é UM dos colunistas do blog da EEEM Guarapari, certo?

Tenho orgulho por nunca ter tido nenhum tipo de vício, não fumo, não bebo, não uso drogas, adoro ser careta e saudável, e muito feliz!

Postar um comentário

Vai Seguir?

Contador de Visitas

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More