Em março de 2011, Guarapari ganhou uma novidade em seu espaço literário. Abriu em nossa cidade a livraria FontourAlmeida, com o conceito de que uma livraria não deve ser apenas um lugar de livros, mas também um local em que acontecem coisas diferentes. De acordo com Danusia, professora, pedagoga e dona da loja juntamente com seu marido Ari, existe uma carência em livrarias na cidade e isso os impulsionou a abrir a loja, junto com um desejo antigo de abrir uma livraria, “Gosto. Acho importante esse mundo da leitura, do incentivo a leitura, já gostava muito de ler, meu marido também”, diz Danusia.
Uma novidade diferenciada da livraria é que ela possui um pequeno espaço cultural, onde todos os sábados a pedagoga conta histórias para crianças; “A intenção foi de divulgar a leitura e não só pelo ato de ler, mas pelo ato de gostar de ouvir historias, e não só para incentivar a leitura, porque quando você conta histórias é como se abrisse uma portinha mágica, por onde você imagina coisas, e isso ajuda a desenvolver a criatividade”, declara a proprietária.
O espaço fica aberto a toda a comunidade para trabalhar contação de histórias, música, lançamentos de livros, lançamentos de CDs etc. e é uma homenagem a duas pessoas muito importantes para Danusia e Ari. Gil Antonio Fontoura, avô de Danusia, “(...) uma pessoa muito voltada para as artes, música, para festas (...) um mestre da cultura popular”, e também Helcias Baptista da Silva Castro, pai de Ari, professor de matemática, estatística, filosofia e história, conhecido por ele como “(...) um mestre da cultura erudita”.
A loja se localiza no 1º piso do Shopping Guarapari, então não deixe de conferir essa novidade. E lembre-se: “Ler é uma viagem... Mergulhe nas águas do mar, Saboreie suas delícias... RELAXE. SONHE. VIVA. Caminhe com os pés no chão... Brinque de pique-esconde com o sol. LEIA UM LIVRO.”
Andrean Malini
Guarazinho entrevistando Danusia |
Danusia e Ari |
Contação de história |
Confira a entrevista na FontourAlmeida na íntegra!
GUARAZINHO: Qual a ideia principal da livraria?
DANUSIA: Bom, sou professora, pedagoga. Então assim, eu trabalho com isso a vinte e quatro anos. Gosto, acho importante esse mundo da leitura, do incentivo à leitura, já gostava muito de ler, meu marido também. Então quando a gente veio pra Guarapari, eu moro aqui há dois anos, a gente decidiu abrir um negócio, mas não tínhamos ideia do que abrir, só que nós já tínhamos o desejo de abrir uma livraria. Nós percebemos que havia uma carência de livrarias em Guarapari, isso nos motivou a ter o impulso de abrir uma livraria, porque livro é muito bom.
G: E a ideia do espaço cultural?
D: Porque a gente pensa que uma livraria não pode ser apenas uma livraria só de livros ali quietinhos, paradinhos na estante, mas no sentido de ter um movimento de leitura, de acontecer coisas diferentes aqui. Então assim, a gente fez uma homenagem a duas pessoas que são importantes para nós dois. O Gil Antonio Fontoura, ele é meu avô, e ele era uma pessoa muito voltada para as artes, música, pra festas, ele gostava daquele movimento, ele juntava mil pessoas em uma festa na fazenda, ele chegava a abrigar pessoas, convidava pessoas para montar festas populares. Helcias Baptista da Silva Castro é o pai do meu marido, ele é professor da UFES, professor de matemática, de estatística, então assim, é um mestre da cultura erudita. Então, nós resolvemos fazer uma homenagem a esse mestre da cultura popular e o mestre da cultura erudita e com esse espaço aqui, sendo um espaço para trabalhar contação de histórias, música, lançamentos de livros, lançamentos de CDs. Então, a ideia é abrir a livraria, mas não só para a venda de livros, mas também para a comunidade e para quem quiser, porque esse espaço a gente não vai usar, não é um espaço que a gente vai alugar. É um espaço que a gente abriu para atender a comunidade, a vocês mesmos, a Guarapari.
G: Qual sua expectativa sobre a livraria?
D: A minha expectativa é de realmente atender a comunidade, de levar a leitura às pessoas, abrir essa oportunidade de livros em Guarapari, de ter mais livros em Guarapari, aqui tem, mas não tem tanto como deveria ter. Então, essa é a minha expectativa e a de atender as escolas e jovens. É importante ler.
G: Há quanto tempo a loja está aberta?
D: Há uma semana, inaugurou no dia 19/03.
G: Você tem ideia de quais são os livros com maior procura em Guarapari?
D: Os romances, as pessoas gostam muito de romances como a “A última música”,”O discurso do rei”, todos os que viraram filmes por suas belas histórias, romances policiais e livros de autoajuda. São os que mais são procurados, principalmente aqueles que trabalham a espiritualidade, aqueles livros de psicologia ou mesmo alguns religiosos.
G: E sobre “A hora da história”?
A minha intenção foi de divulgar a leitura, e não só pelo ato de ler, mas pelo ato de gostar de ouvir histórias, e não só para incentivar a leitura, porque quando você conta as histórias, é como se abrisse uma portinha mágica por onde você imagina coisas, e isso ajuda a desenvolver a criatividade. Então, o ato de contar histórias e de ouvir histórias vai muito além da leitura. Porque, por exemplo, quando você ouve muitas histórias durante criança, quando cresce vira um adulto mais criativo, um adulto que sabe escrever bem, isso independe dos livros que leu, porque quando você ouve uma história, ela tem início, meio e fim, aí você vai estimulando seu pensamento com ordem porque isso é importante na hora de escrever uma redação, até porque se você não souber organizar o seu pensamento com início, meio e fim, como é que você vai conseguir escrever uma redação? Você tem que ter tudo muito bem organizado na sua cabeça, a mesma coisa é na hora de contar uma história, e de ouvir uma história, por exemplo, se eu pedir para você contar uma história você vai ter que trabalhar os seus pensamentos, organizá-los com o início, era uma vez, aconteceu isso, então você vai organizando seu pensamento e isso contribui na hora de escrever uma redação.
Entrevista concedida por Danusia de Fontoura Almeida a Andrean Malini, Jéssica Braz e Laís.
1 comentários:
Parabéns ai aos Escritores. Pretendo visitar a "Novidade Literária" em breve...
Postar um comentário