28 de abril de 2011

Riquezas submarinas de Guarapari

Guarapari possui em suas ilhas próximas ao litoral águas cristalinas e a “mais rica biodiversidade de peixes de recife do Brasil” (reconhecido no XII Encontro Brasileiro de Ictiologia). Por isso, a cidade possui condições ótimas para a prática de mergulho recreativo.

Pessoas que se interessam por essa prática poderão ter uma experiência única, em que sempre voltam fascinadas com os recifes biológicos e até mesmo com os naufrágios ocorridos.

Qualquer pessoa acima de 10 anos que queira praticar mergulho pode participar, pois em Guarapari existem muitas embarcações que trabalham com o turismo submarino. Os passeios duram cerca de meio dia e a pessoa é sempre acompanhada por um instrutor.


A uma profundidade de 12 metros, pode-se nadar naturalmente entre uma grande variedade de peixes, observando gorgônias, corais e esponjas. Também podendo ser vistos, frequentemente, tartarugas, polvos, lagostas, golfinhos entre outras espécies. Os naufrágios existentes na região como o Bellucia (naufrágio natural ocorrido em 1903) e o Victory 8B (projeto de Recife Artificial Marinho afundado em 2003) estão classificados entre os mais belos do Brasil e são umas das maiores procuras de mergulhadores experientes.

PEIXE EM DETALHE
Recentemente, no mês de março, Guarapari recebeu o Campeonato Nacional de FotoSub. Pela primeira vez a competição foi realizada no litoral capixaba e registrou as belezas naturais subaquáticas do balneário, nas Ilhas Rasas e na Ilha Escalvada. Os capixabas Rodrigo Melo Reis e Ivan Cavas que representaram o Espírito Santo garantiram excelente premiação. A foto de Ivan, que você confere ao lado, foi campeã na categoria “Peixe em Detalhe”.

As Ilhas Rasas, a Ilha Escalvada, as Três Ilhas e o Costão Rochoso, que forma um recife biológico, possuem uma visibilidade média anual da água nestes locais de entre 8 e 15 metros. No entanto, de dezembro até abril, pode superar os 30 metros. Vale a pena conferir!


Andrean Malini



Confira o vídeo do afundamento do Victory 8B:
 











4 comentários:

Muito legal" nao sabia q tinha isso em guarapari!

Parabens pela materia, fico mt legal!
Isso concerteza eu nao sabia q tinha aqui em guarapari! eu nunca sei de nada!rsrsrrs

Amoor fico mt legal a matéria! =D
Valeu a pena vcê ter me enchido o saco pra ler!

Larissa s2

Muito boa a matéria. Sempre tive vontade de fazer um curso de mergulho. Amo biologia marinha!!!

Postar um comentário

Vai Seguir?

Contador de Visitas

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More