15 de abril de 2011

Liam: nos muros da nossa cidade

        A cultura popular tem nos sugerido um novo conceito de arte a cada dia. Atualmente, uma das modalidades artísticas que tem ganhado destaque é o grafite, que surgiu, aproximadamente, na metade do último século, e já tem conquistado um público jovem, com um potencial esplêndido.
Liam Bononi
Dedicado a essa arte, Liam Bononi, aluno do 3º ano da EEEM Guarapari, vem grafitando há três anos e produzindo obras em todo o município com uma equipe de amigos bem diversificada, incluindo pessoas de quase toda a Grande Vitória.
Quando iniciamos este artigo, Liam – o único guarapariense do grupo – e sua equipe estavam iniciando um painel, próximo à Praia do Morro, na casa do “Marcinho”, que já havia cedido o local para grafitagens anteriores. Um dos fatos interessantes é que durante todo o processo de produção do painel, os artistas estão acompanhados pela música. Liam e sua equipe pinta painéis em toda a Grande Vitória, em locais cedidos pelos donos. Em Guarapari, o local com o maior número de trabalhos, está no bairro Olaria (Parque Areia Preta).
Uma parte da sociedade, ainda um pouco receosa, discrimina essa manifestação artística e encara como vandalismo, mesmo quando os temas retratados são personagens, fadas, duendes, e também criações fictícias inspiradas no cinema. Em contraste, temos também uma parte da sociedade que vem admirando e apoiando essa expressão, permitindo que esses artistas façam dos muros de suas casas, a sua tela.
Um dos pontos positivos de maior destaque, segundo Liam, é a transformação do ambiente. Ele ainda se refere ao grafite, como uma arte que não possui “dono”. O grafite, nesse ponto de vista, pode ser considerado um presente para a sociedade e para a comunidade. Fato que pode ser observado por meio da personalização do ambiente e de toda a mudança causada com o impacto de uma obra de arte ao ar livre.


Daniel Jesus Ribeiro


Se você quiser saber mais sobre o grafite, leia http://www.brasilescola.com/artes/grafite.htm. Vale a pena dar uma conferida!



Confira o resultado desse trabalho na Prainha de Muquiçaba!

Liam em ação:

14 comentários:

Muito interessante a matéria...

muito irado!!!!!desenha muito ele!!!

fazer desenho no papel fik maneiro, agora nos muros,pelo amor de DEUS!!!!! Deveriam proibir isso!!!!

Brilhante Daniel é assim que começa os grandes escritores. Beijão sucesso

Caraca é muito dificil!! eu ja tentei e nem no papel sai! ficou maneiro a materia!

Como proibir? Graffit é ARTE! Se você diz uma coisas dessas, concerteza não tem nenhum conhecimento sobre tal coisa.
Excelênte texto Daniel, parabéns.

É isso ai mesmo Mariane, o grafitti é ARTE.
Quero parabenizar o Liam e os seus amigos por essas obras de arte que eles doam à comunidade. Já vi vários trabalhos deles e gostei.
Devemos é permitir que eles façam dos "nossos muros suas telas", como o Daniel disse no texto, e divulgar essa arte incrível.

Realmente para fazer arte tem mesmo que ser artista, e isto é dom de Deus; assim também para escrever tem que ter o dom.
"Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança". Tg 1.17 Deus abeçoe a vocês com os dons que Ele deu, e que Ele seja exaltado através dos seus dons.

show de bola a matéria Daniel,é sempre bom saber q temos pessoas com variáveis dons na escola

Muito bacana essa matéria e muito bonitas as pinturas. Parabéns a todos e que Deus abençoe!!

Muito legal a sua matéria Daniel. Acho o grafite bem interessante, principalmente quando bem feito.
Milton Jr.

Excelente a sua matéria Daniel. Prefiro ver a arte dos grafiteiros a propagandas comerciais em outdoor.Parabéns também a professora e a toda equipe do jornal pelo trabalho. Eneilda Rita

Excelente matéria Daniel...você escreve muito bem, parabéns ^-^
e o tema é muito interessante

Att
Rayssa De V. N.V.

Grafitti é uma arte que poucas pessoas conhecem e, talvez, por isso ainda desperte opiniões divergentes na sociedade.
Considerações à parte, é uma bela arte quando feita por quem sabe e em lugares apropriados para isso.
Gostei da matéria, Daniel.
Parabéns a você e à professora!

Bhernard Lourenço

Postar um comentário

Vai Seguir?

Contador de Visitas

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More